Muito embora a Paralisia de Bell corresponda a 70% dos casos de paralisia facial periférica, é importante lembrar de outras possíveis causas para este problema. Estudos científicos apresentam que a Paralisia Facial Periférica (que afeta toda a hemiface) tem mais de mil causas descritas em artigos médicos.
Não tenha preocupações com isto pois a grande maioria das paralisias se incluem na lista que apresentamos aqui e podem ser mais facilmente diagnosticadas.
Podemos dividir as causas em grupos como as doenças congênitas, as de causas infecciosas virais ou bacterianas, as decorrentes de traumas físicos, por lesão iatrogênica, distúrbios de metabolismo e doenças vasculares, por tumores e por outras causas incomuns.
Listamos as 10 principais causas de Paralisia Facial Periférica que observamos na prática diária:
1. Paralisia de Bell
2. Síndrome de Ramsay Hunt (zoster)
3. Otite média aguda (geralmente em crianças)
4. Fratura craniana (queda e acidente automobilístico)
5. Diabetes melito
6. Hipertensão arterial
7. Síndrome de Melkersson Rosenthal
9. Tumor de parótida e orelha
10. Lesão cirúrgica do nervo facial (em diversos tipos de cirurgia)
A avaliação médica por profissional capacitado na área deve ser sempre realizada e o tratamento definido de acordo com a causa da paralisia, do tempo de existência da doença, da idade do paciente e de suas condições clínicas.
As informações aqui contidas têm apenas caráter informativo e, diante de qualquer sintoma ou sinal clínico, você deve procurar atendimento médico para diagnóstico e tratamento adequado ao seu caso.
Saiba mais sobre paralisia facial e sobre o Dr. Paulo Lazarini em nosso site www.paulolazariniotorrino.com.br